top of page
Como funciona
Como funciona a geração de energia elétrica através do Sol?
Como Funciona_1.png

Assista o nosso vídeo:

Beneficios
Benefícios
Beneficios2.png
Perguntas e respostas
Perguntas respostas
  • Quanto custa instalar o meu gerador fotovoltaico?
    Clique no menu "Quanto custa?" que nós enviaremos um orçamento prévio. Para isso, basta verificar sua fatura de energia elétrica o seu consumo médio (em kWh) ou o custo médio em Reais, preencher estes dados na solicitação juntamente com seu e-mail, simples assim! Quero comprar: Nos solicite um orçamento personalizado, que daremos uma atenção especial para você, verificaremos em detalhes e enviaremos um orçamento definitivo para você começar a gerar a sua própria energia!
  • Qual o sistema fotovoltaico ideal para mim?
    Isso depende de vários fatores como o consumo de energia, a potência do painel, localidade, orientação e inclinação do painel, temperatura, dentre outros. A Meu SOL Energia possui engenheiro à disposição para lhe orientar sobre o sistema mais indicado para atender sua necessidade.
  • Qual é a vida útil do sistema?
    Estudos apontam, que em média, desde que sejam feitas as corretas manutenções, um sistema fotovoltaico conectado à rede tem uma vida útil de 30 a 40 anos.
  • Quais os benefícios em utilizar energia solar?
    Entre os principais benefícios na geração de energia solar, destacam-se: -O equipamento se paga com a economia gerada; -Valorização do imóvel; -Independência dos aumentos de energia elétrica; -A energia depende de uma fonte inesgotável e gratuita – o Sol; -O Brasil tem ótimo índice de irradiação solar e é viável em praticamente todo o território; -Redução de perdas por transmissão e distribuição de energia, visto que a eletricidade é consumida onde é produzida; -Baixo impacto ambiental, pois a produção de energia fotovoltaica não gera emissão de gases de efeito estufa; -Rápida instalação devido à sua grande modularidade e baixo custo de manutenção;
  • Qual a diferença entre W, Wp, Wh e kWh?"
    -W (Watt) é uma unidade de medida para potência; Wh (Watt-hora) é uma unidade de medida de energia gerada ou consumida. Ex: Um equipamento elétrico de 20 W de potência ligado por 3 horas equivale a 60 Wh (20W x 3h); -Wp (Watt-pico) é a unidade de medida utilizada para os painéis fotovoltaicos. Essa medida apresenta potência máxima que um painel pode fornecer em condições ideais, reproduzidas em laboratório; -kWh (quilo-Watt-hora) é a unidade de medida de energia, da conta de luz. O “k” corresponde a 1000, ou seja 1 kWh se refere a 1000 Wh.
  • Posso vender energia para a concessionária?
    Não. A legislação brasileira permite apenas que a energia que é gerada e não consumida no momento seja injetada na rede elétrica. O medidor de energia contabiliza a energia injetada, que fica armazenada em forma de créditos. Esta energia pode ser consumida posteriormente por outro período de até 60 meses na mesma unidade consumidora ou em outra unidade consumidora pertencente ao mesmo CPF ou CNPJ, dentro da mesma concessionária.
  • É necessária alguma adaptação em minha casa ou empresa?
    Em geral não. É possível aproveitar a fiação elétrica já existente da sua casa ou empresa, bem como o seu telhado ou laje para fixação dos painéis. Em alguns casos pode haver a necessidade de reforçar a estrutura do telhado para suportar o peso das placas. Neste caso, a Meu SOL Energia dispõe de engenheiro mecânico capacitado para avaliar e atestar a estrutura necessária para a instalação do sistema.
  • Como funciona a energia solar a noite e em dias chuvosos?
    O processo de geração da energia ocorre com a incidência de irradiação solar, portanto a energia gerada durante o dia poderá ser armazenada em baterias ou lançada na rede da concessionária de energia, e utilizada posteriormente durante a noite. Já em dias chuvosos há geração, porém menor que em dias ensolarados.
  • Quais os tipos de sistemas de energia solar?
    Os sistemas podem ser para aquecimento (térmicos) ou os chamados fotovoltaicos (para geração de energia elétrica). A energia solar térmica é utilizada para aquecimento de água. Já o sistema fotovoltaico gera energia elétrica que pode ser utilizada para alimentar desde chuveiros até aparelhos de ar-condicionado e quaisquer outros dispositivos eletrônicos conectados à rede de energia elétrica.
  • O Brasil tem potencial para geração de energia solar?
    Sim, o Brasil apresenta grande potencial de geração de energia solar. Segundo o Atlas Brasileiro de Energia Solar, a incidência de raios solares no país é cerca de 40% superior à da região mais ensolarada da Alemanha, que é um dos líderes no uso da energia solar fotovoltaica (FV).
  • Qual a diferença de sistemas Off-Grid e On-Grid?
    Estes dois termos se referem à ligação, ou não, do seu sistema de geração de energia solar à rede de distribuição de energia elétrica de sua região. -On-grid: é o nome dado a um sistema que funciona conectado à rede elétrica, dispensando baterias de armazenamento. -Off-grid: é o nome dado a um sistema que funciona desconectado da rede elétrica, dependendo de baterias para funcionar adequadamente.
  • Como é o funcionamento do sistema durante a noite?
    O funcionamento do sistema ocorre durante o dia, portanto, a energia gerada durante o dia, acima do seu consumo, será direcionada para a rede da distribuidora e convertida em créditos para abater no uso de energia durante o período noturno.
  • Onde posso instalar um sistema fotovoltaico?
    O mais comum é instalar o sistema no telhado de edificações porque ocupa uma área que não seria utilizada para outro fim e reduz os riscos de sombreamento no sistema. Ao instalá-los sobre o telhado, você tem ainda a vantagem de poder utilizar a instalação elétrica da edificação como interface entre o gerador solar e a rede elétrica pública.
  • Como faço para instalar um sistema fotovoltaico em minha casa/empresa?
    O projeto de instalação e de conexão à rede de um micro ou minigerador fotovoltaico deve ser realizado por uma empresa especializada e com experiência comprovada nessa área. Assim, o primeiro passo é entrar em contato conosco na sessão "Quanto custa", que lhe enviaremos um orçamento prévio.
  • Existem linhas de financiamento para energia solar fotovoltaica?
    Sim. A Meu SOL Energia possui convênio com a Viacredi, Sicoob, BV Financeira e Santander para viabilizar o financiamento de seu sistema fotovoltaico e começar logo a economizar!!! Oferecemos ótimas taxas de financiamento e prazo de até 120 meses. Fazemos o processo para para facilitar e agilizar o acesso do cliente ao crédito. Há também linhas de crédito do governo, como: -Pronaf: 5,5%aa para agronegócio, até 120x, pago anualmente, financ 100%. -Fundo clima(BNDES): para PF e PJ. 4,5%aa até 120x. Financ até 80%.
  • Quanto tempo demora para instalar o meu gerador?
    A instalação do gerador depende de prazos da concessionária de energia elétrica. Após a assinatura do contrato, a Meu SOL Energia deixa a sua usina fotovoltaica residencial funcionando no prazo entre 20 a 60 dias. O tempo médio é de 40 dias. Para instalações comerciais e industriais acima de 50kWp (150 painéis), o prazo pode chegar até 90 dias.
  • Inversores, Microinversores e Solar Edge - Qual é a diferença?"
    Acesse no menu "Produtos e Serviços" e veja o video explicativo.
  • Se faltar energia elétrica da rede, o sistema continua funcionando?"
    Não. O inversor precisa estar de acordo com a norma ABNT NBR IEC 62116:2012, e devido às exigências desta norma, o sistema só irá funcionar se a rede da concessionária estiver ativa, caso ocorra qualquer interrupção na rede, automaticamente, o sistema também será desligado.
  • Este sistema irá zerar a minha conta de luz?
    Não é possível zerar a conta de energia, já que todas as concessionárias fazem a cobrança mensal de uma taxa mínima de consumo. Dessa forma, a redução na fatura de luz pode chegar a até 95%. Após a visita técnica de um de nossos especialistas, ele informará a estimativa de geração de acordo com as condições de instalação.

Clique aqui para pesquisar >>>

bottom of page